Internacional Contágios de covid-19 caíram pela metade em 5 semanas, diz OMS

Contágios de covid-19 caíram pela metade em 5 semanas, diz OMS

Número mundial, que foi de 5 milhões de novos casos na primeira semana de janeiro, caiu para 2,6 milhões na última semana

Diretor da Adhanom elogiou medidas de saúde pública tomadas pelos países

Diretor da Adhanom elogiou medidas de saúde pública tomadas pelos países

Salvatore di Nolfe / EFE - Arquivo

O número de contágios do novo coronavírus pelo mundo caiu pela metade desde o início de 2021, de cerca de 5 milhões na primeira semana de janeiro para 2,6 milhões nos últimos sete dias, destacou nesta segunda-feira (15) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom.

Leia também: OMS aprova uso emergencial da vacina da AstraZeneca

"Isto mostra que as medidas básicas de saúde pública funcionam, inclusive em meio à presença de novas variantes" do coronavírus Sars-CoV-2 (causador da covid-19), afirmou Tedros em entrevista coletiva.

O chefe da OMS também ressaltou que na semana passada foi registrado o número mais baixo de novos casos desde outubro.

"O importante agora é ver como respondemos à atual tendência, pois o incêndio não está completamente extinto, simplesmente reduzimos seu tamanho. Se deixarmos de lutar, ele pode voltar a aumentar", advertiu.

Tedros destacou que "a cada dia que há uma redução de casos significa que vidas estão sendo salvas, sofrimento está sendo evitado e a pressão sobre os sistemas de saúde está diminuindo um pouco mais".

Últimas