Internacional Coreia do Norte atende chamada do Sul e reativa linha direta

Coreia do Norte atende chamada do Sul e reativa linha direta

Comunicação foi reativada após 13 meses de congelamento e marca uma esperança de retomada do diálogo entre países

Coreia do Norte volta comunicação com Coreia do Sul

Coreia do Norte volta comunicação com Coreia do Sul

Pyeongyang Press Corps/Pool via REUTERS

A Coreia do Norte respondeu a uma chamada da Coreia do Sul nesta terça-feira (3), reativando na prática a "linha vermelha" de comunicação militar direta entre os dois países.

O restabelecimento do canal entre Norte e Sul havia sido anunciado uma semana atrás, mas, até esta terça, Pyongyang vinha ignorando os chamados de Seul.

"Nesta manhã, chamamos novamente o Norte na hora estabelecida, através da rede internacional da Marinha Mercantil, e recebemos uma resposta", disse um funcionário do Ministério da Defesa à agência sul-coreana Yonhap.

A linha foi reativada após 13 meses de congelamento e marca uma esperança de retomada do diálogo entre as Coreias, que chegaram a viver um período de reaproximação entre 2018 e 2019, mas voltaram a se afastar em 2020, após o líder Kim Jong-un ter acusado ativistas de fazerem "propaganda" contra o regime na fronteira.

Ativistas e dissidentes enviam folhetos, dinheiro e pen drives com notícias do mundo pela fronteira entre as duas Coreias. Nos dispositivos, estão arquivados programas de televisão sul-coreanos e telejornais. Em 2020, alto-falantes foram instalados na região e tocavam notícias e informações contra o regime norte coreano e Kim Jong-un. 

Últimas