Coreia do Norte realiza novo teste com mísseis, dizem sul-coreanos

O Estado Maior conjunto sul-coreano informou também que a Coreia do Norte deslocou vários caças que fizeram disparos de mísseis terra-ar

Os testes ocorreram na cidade de Munchon, na província de Gangwon

Os testes ocorreram na cidade de Munchon, na província de Gangwon

KCNA via Reuters - 12.04.2020

A Coreia do Norte lançou nesta terça-feira (13) vários projéteis durante o primeiro exercício armamentista realizado neste mês de abril, segundo informou o Ministério da Defesa da Coreia do Sul.

De acordo com comunicado emitido pela pasta, foram disparados mísseis antinavio de curto alcance por volta de 7h de hoje (horário de Brasília), em direção às águas do Mar do Japão, conhecido pelas Coreias como Mar do Leste.

As manobras, ainda conforme divulgou o Ministério da Defesa sul-coreano, aconteceram na cidade costeira de Munchon, na província de Gangwon, e duraram aproximadamente 40 minutos.

Os projéteis percorreram cerca de 150 quilômetros, antes de caírem nas águas, aponta o comunicado.

O Estado Maior conjunto sul-coreano, além disso, informou que a Coreia do Norte também deslocou vários caças para a mesma região, que fizeram disparos de mísseis terra-ar, também contra o mar.

No mês passado, o regime liderado por Kim Jong-un realizou quatro testes, o último em 29 de março. Segundo a imprensa oficial norte-coreana, neste último foi utilizado um lançador múltiplo de foguetes de grande magnitude.

Leia mais: Coreia do Norte diz que EUA mantém política hostil

A atividade de hoje não viola as resoluções da ONU, que proíbem testes de mísseis balísticos e armas nucleares e acontece em momento de conversas paralisadas entre o governo da Coreia do Norte e os Estados Unidos, pela desnuclearização do país asiático.