Coronavírus

Internacional Coronavírus faz presidente chinês adiar visita oficial ao Japão

Coronavírus faz presidente chinês adiar visita oficial ao Japão

Os dois países concordaram em priorizar a luta contra a epidemia de covid-19; viagem de Xi Jinping estava programada para abril 

Reuters
Xi Jinping viajaria para o Japão no início de abril

Xi Jinping viajaria para o Japão no início de abril

Ann Wang / Reuters - 17.1.2020

A visita de Estado do presidente chinês, Xi Jinping, ao Japão foi adiada porque os dois países concordaram em priorizar a luta contra o surto de coronavírus, informou, nesta quinta-feira (5), o principal porta-voz do governo japonês.

Os vizinhos asiáticos concordaram que a visita será realizada em um momento melhor e que será organizado um novo itinerário, disse o secretário-chefe do gabinete do Japão, Yoshihide Suga, em entrevista coletiva.

Adiamento não afeta relação China-Japão

De acordo com Suga, o adiamento da visita de Xi, que estava originalmente planejada para o início de abril, não afetará as relações entre Japão e China.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China disse que Xi visitará o Japão no momento mais apropriado.

O porta-voz Zhao Lijian disse a repórteres em uma entrevista coletiva em Pequim que os dois países manterão uma estreita comunicação sobre o momento da visita de Xi, sem dar mais detalhes.

Questionado sobre os relatos de que o Japão vai impor uma quarentena a viajantes da China, Zhao disse que não estava ciente, mas acrescentou que os dois países tomarão medidas adequadas com base no desenvolvimento da epidemia.

Últimas