EUA x Irã
Internacional Corpo de Soleimani é recebido por milhares de pessoas no Irã

Corpo de Soleimani é recebido por milhares de pessoas no Irã

Caixão do ex-líder das operações militares iranianas no Oriente Médio foi desembarcado de avião envolto em bandeira do país

Corpo do general Soleimani é recebido por milhares de pessoas no Irã

Corpo do comandante militar iraniano Qassem Soleimani chegou ao Irã neste domingo (5)

Corpo do comandante militar iraniano Qassem Soleimani chegou ao Irã neste domingo (5)

Reprodução/Reuters

O corpo do comandante militar iraniano Qassem Soleimani, morto no Iraque após ataque militar dos EUA, chegou ao Irã neste domingo (5). Segundo a agência de notícias estatal IRIB, milhares de pessoas vestidas de preto marcharam pela cidade de Ahvaz, onde teve continuidade o cortejo fúnebre.

No sábado (4), uma grande multidão prestou homenagem ao general Bagdá e pelas cidades de Karbala e Najaf, consideradas sagradas pelo mulçumanos xiitas.

O caixão do ex-líder das operações militares iranianas no Oriente Médio foi desembarcado de um avião envolto em uma bandeira do país, enquanto uma banda militar prestava homenagem ao general.

Foguetes atingem área próxima à Embaixada dos EUA em Bagdá

Esse é o início dos quatro dias de cerimônias e homenagens planejados pelo Irã para Soleimani. Na segunda-feira (6), o cortejo segue para a capital Teerã e na terça (7), para Kerman, cidade natal do militar, onde o corpo será sepultado.

Soleimani era comandante da Força Quds, unidade de elite da Guarda Revolucionária, e era considerado um dos homens mais poderosos do Irã. O país declarou luto de três dias de luto pela morte do general e prometeu vingança contra os EUA.

Em respostas, o presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou atingir 52 alvos iranianos "com muita força", caso o país persa realize algum ataque contra americanos.

Veja fotos de cortejo em homenagem a morte de general