Coronavírus

Internacional Covax diz que levará 1,8 bilhão de doses de vacina a países pobres

Covax diz que levará 1,8 bilhão de doses de vacina a países pobres

Distribuição deve acontecer ainda em 2021, mas existem incertezas sobre a aquisição e o suprimento de imunizantes contra a covid-19

Reuters - Internacional
Covax pretende fornecer vacinas para 92 países ainda em 2021

Covax pretende fornecer vacinas para 92 países ainda em 2021

Dado Ruvic/ Reuters

A plataforma de compartilhamento de vacinas Covax, concebida para garantir um acesso igualitário a vacinas contra covid-19, disse nesta quinta-feira (21) que pretende disponibilizar 1,8 bilhão de doses a países mais pobres em 2021 e que espera cumprir acordos de suprimento com países mais ricos na segunda metade do ano.

Mas a Covax, que é coliderada pela aliança de vacinas Gavi, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outros, disse que existem muitas incertezas afetando a aquisição e o suprimento de vacinas contra covid-19 e que os termos dos acordos estão "sujeitos a mudanças".

Este 1,8 bilhão de doses será fornecido a 92 países qualificados através de um Compromisso de Mercado Avançado (AMC) e corresponderia a uma cobertura de aproximadamente 27% das populações destes países, informou o Gavi em uma previsão atualizada da Covax.

"Nossa previsão indica que devemos atender as solicitações de vacina feitas por participantes autofinanciados na segunda metade de 2021".

Alguns acordos de suprimento ainda estão em negociação, disse a entidade, e algumas das candidatas a vacinas ainda não foram aprovadas por agências reguladoras médicas ou a OMS. Em muitos casos, a fabricação das vacinas ainda não ocorre em escala plena, disse.

"Há muitas incertezas afetando o suprimento de vacinas contra covid-19 em 2021, e não estão entre as menores a capacidade de produção, a regulamentação, a disponibilidade de fundos, os termos finais dos contratos e a prontidão dos próprios países para iniciar seus programas nacionais de vacinação contra Covid-19", informou o comunicado de previsão da Covax.

Últimas