Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Covid-19 causa perdas equivalentes a 400 milhões de empregos

A avaliação da OIT mostra que a situação do emprego se agravou nas últimas semanas e por região, sendo a América o continente mais afetado

Internacional|Da EFE

ONU estimou perda de menos de 305 milhões de postos de trabalho
ONU estimou perda de menos de 305 milhões de postos de trabalho ONU estimou perda de menos de 305 milhões de postos de trabalho

A pandemia provocou uma queda de 14% das horas de trabalho no mundo no segundo trimestre de 2020, o equivalente a 400 milhões de empregos em tempo integral (48 horas semanais), quase 100 milhões a mais do que o previsto.

Leia mais: Pedidos de auxílio-desemprego nos EUA permanecem elevados

Em comparação com o último trimestre de 2019, a queda é tão elevada que nem mesmo uma recuperação no segundo semestre de 2020, que ainda é considerada "altamente incerta", seria suficiente para voltar aos níveis de emprego anteriores à crise sanitária, informou a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O mais provável é que as perdas de empregos se aprofunde nos próximos meses, dependendo da evolução da pandemia, das medidas tomadas pelos governos e se a cooperação internacional funcionará ou não, resume a última análise da OIT sobre o impacto da covid-19 nos mercados de trabalho.

Publicidade

Há pouco mais de um mês, a agência técnica da ONU tinha estimado que a perda de horas de trabalho seria equivalente a 10,7% (menos 305 milhões de postos de trabalho), mas dada a expansão da crise esse prognóstico ficou aquém do previsto.

A avaliação da OIT mostra que a situação do emprego se agravou nas últimas semanas e por região, sendo a América o continente mais afetado, com uma perda total de 18,3% de horas de trabalho até o momento.

A Europa, que foi a maior fonte de infecção entre março e abril, é o segundo mais afetado, com uma redução de 13,9% no horário de trabalho, apenas 0,4% a mais do que a China e o resto da Ásia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.