Coronavírus

Internacional Covid: fechamento de escolas pode prejudicar gerações, alerta ONU

Covid: fechamento de escolas pode prejudicar gerações, alerta ONU

Instituições de ensino permanecem fechadas em 19 países, o que afeta cerca de 156 milhões de crianças pelo mundo

AFP
Fechamento de escolas na pandemia afeta cerca de 156 milhões de crianças em 19 países

Fechamento de escolas na pandemia afeta cerca de 156 milhões de crianças em 19 países

Ina FASSBENDER / AFP

As escolas permanecem fechadas por causa da pandemia de covid em 19 países, o que afeta cerca de 156 milhões de crianças, que correm o risco de fazer parte de "uma catástrofe geracional", alertaram duas diretoras de agências da ONU, Henrietta Fore da Unicef e Audrey Azoulay da Unesco, nesta segunda-feira (12).

Em um comunicado conjunto, as chefes da Unicef e da Unesco, responsáveis pela educação e assuntos vinculados à infância, disseram que "os governos fecharam as escolas com muita frequência e por períodos muito longos, inclusive em momentos em que a situação epidemiológica não justificava isso".

Elas recomendam que "as escolas sejam as últimas a fechar e as primeiras a reabrir", porque os efeitos dos fechamentos vão desde um baixo rendimento educacional até problemas de saúde mental, passando por um aumento da desnutrição.

"Pedimos aos responsáveis por tomar as decisões e aos governos que priorizem a reabertura segura das escolas para evitar uma catástrofe geracional", escreveram as secretárias-gerais da Unicef e da Unesco.

"Fechar escolas arrisca o nosso futuro, com benefícios pouco claros para o nosso presente. Devemos priorizar melhor as coisas. Podemos e devemos reabrir as escolas com segurança", acrescentaram.

Últimas