Internacional Covid: sul da Austrália entra em alerta após 17 contágios locais

Covid: sul da Austrália entra em alerta após 17 contágios locais

As novas infecções no estado da Austrália do Sul, lar de 1,8 milhão habitantes, estão ligadas às três infecções relatadas no domingo em Adelaide

O estado da Austrália do Sul identificou 17 casos de transmissão local de covid

O estado da Austrália do Sul identificou 17 casos de transmissão local de covid

AAP Image/Daniel Pockett via REUTERS - 31.7.2020

O estado da Austrália do Sul está em alerta máximo após anunciar nesta segunda-feira que ocorreram 17 novas infecções de transmissão local de covid-19, a primeira a ser detectada naquela região do país oceânico desde abril passado.

As autoridades australianas, como outros países da Ásia-Pacífico, reagiram muito fortemente desde o início da pandemia, o que ajudou a mitigar de forma mais eficaz a transmissão de infecções.

Leia mais: Atos contra quarentena na Austrália terminam com ao menos 18 presos

As novas infecções na Austrália do Sul, lar de 1,8 milhão dos mais de 25 milhões de habitantes do país oceânico, estão ligadas às três infecções relatadas no domingo em uma família em Adelaide, que inclui uma mulher de 80 anos e trabalha num hotel que funciona como centro de quarentena.

"Não temos os resultados genômicos ainda, mas estou absolutamente certo de que vem do medi-hotel", disse Nicola Spurrier, chefe da Saúde da Austrália do Sul, uma jurisdição que acumula mais de 530 casos de coronavírus, à rede ABC local nesta segunda-feira (16), incluindo 4 falecidos.

Leia mais: Austrália: Fechamento de fronteiras impedem até premiê de viajar

Entre os novos casos de covid-19 encontram-se também dois cuidadores de idosos, o que obrigou ao encerramento de um centro de atendimento a idosos em Adelaide, bem como ao encerramento de uma lanchonete para uma limpeza profunda, bem como de um supermercado , uma escola primária e uma creche.

O surto na Austrália do Sul levou as jurisdições vizinhas da Tasmânia, Território do Norte e Austrália do Sul a impor restrições ao movimento daquela região, uma vez que se tornou o foco do covid-19.

A Austrália acumulou mais de 27.730 casos de covid-19 desde o início da pandemia, incluindo 907 mortes, a maioria após o surto de covid-19 na cidade de Melbourne, a segunda mais populosa do país, que piorou no final de junho , que disparou o número de infecções e mortes em nível nacional e paralisou os planos de reativação econômica.

Últimas