Internacional Crise diplomática: Macron vai falar com Biden, diz porta-voz francês

Crise diplomática: Macron vai falar com Biden, diz porta-voz francês

Governo francês afirma não ter sido consultado por seus aliados sobre o cancelamento da venda de submarinos para a Austrália

Reuters - Internacional
O presidente francês Emmanuel Macron

O presidente francês Emmanuel Macron

Reuters - 17.09.2021

O presidente francês Emmanuel Macron irá conversar com o presidente dos EUA Joe Biden nos próximos dias, disse o porta-voz do governo francês neste domingo (19), em meio a uma crise diplomática desencadeada pelo cancelamento do contrato de submarinos que a Austrália firmou com Paris.

A França disse na sexta-feira (17) que iria convocar seus embaixadores de Washington e de Canberra para consulta sobre o acordo de segurança trilateral também envolvendo a Grã-Bretanha que afundou a demanda multibilionária por submarinos franceses.

"O presidente Biden pediu para falar com o presidente da República e haverá uma conversa entre eles nos próximos dia", disse Gabriel Attal, porta-voz do governo francês, ao canal de notícias BFM TV. A França está buscando "esclarecimentos" sobre o cancelamento de uma demanda por submarino, disse Attal.

O sucateamento do contrato, firmado em 2016, causou a fúria do governo francês, que afirma não ter sido consultado por seus aliados. O governo australiano, no entanto, diz ter deixado suas preocupações claras durante meses.

Após o "choque" inicial do cancelamento, as discussões precisariam ocorrer sobre cláusulas contratuais, com compensação para o lado francês, acrescentou Attal.

Francês faz travessia em cima de slackline a 70 m do chão em Paris

Últimas