Estados Unidos

Internacional Diretor da CIA teve reunião secreta com líder do Talibã, diz jornal

Diretor da CIA teve reunião secreta com líder do Talibã, diz jornal

Encontro teria sido para tratar da retirada de milhares de pessoas do Afeganistão, processo que deve ser encerrado em 31 de agosto

  • Internacional | Pablo Marques, do R7, com AFP

Diretor da CIA William Burns se encontrou com líder do Talibã na segunda-feira (23)

Diretor da CIA William Burns se encontrou com líder do Talibã na segunda-feira (23)

OLIVIER DOULIERY / AFP

O diretor da CIA, agência de inteligência norte-americana, William Burns teve uma reunião secreta com um dos líderes do Talibã Abdul Ghani Baradar, em Cabul, na segunda-feira (23). As informações foram publicadas pelo jornal The Washington Post nesta terça (24).

Talibã: 7 pontos importantes para entender o grupo extremista

Esse foi o encontro de mais alto nível entre os Estados Unidos e o regime fundamentalista desde a tomada de Cabul e o retorno dos talibãs ao poder no dia 15 de agosto. 

Burns foi subsecretário de Estado do ex-presidente Barack Obama e é considerado o diplomata mais experiente do governo de Joe Biden. Já o mulá Abdul Ghani Baradar é agora o homem-forte do novo regime após liderar o escritório político dos talibãs no Qatar.

O Washington Post não revelou o teor das conversas, mas a reunião teria acontecido para abordar a ampliação do prazo para a retirada de milhares de pessoas do território afegão. O governo Biden tem até o dia 31 de agosto para concluir esse processo.

Os norte-americanos intensificaram nesta terça-feira (24) seus esforços junto com outros países, após as advertências feitas pelos talibãs de que não vão tolerar estas operações daqui a uma semana. Segundo um porta-voz do grupo, o não cumprimento do prazo seria interpretada como uma tentativa de manter a ocupação no Afeganistão.

Ao ser procurado pela AFP, um porta-voz da CIA não confirmou a reunião e disse que a agência "nunca fala sobre os deslocamentos do diretor".

Últimas