Reino Unido

Internacional Documentos da Marinha britânica são achados em ponto de ônibus

Documentos da Marinha britânica são achados em ponto de ônibus

Papéis sigilosos tratavam da recente passagem de um navio militar pela costas da Crimeia e sobre a presença do país no Afeganistão

  • Internacional | Do R7, com AFP

Papéis sigilosos da Marinha britânica foram encontrados em um ponto de ônibus na Inglaterra

Papéis sigilosos da Marinha britânica foram encontrados em um ponto de ônibus na Inglaterra

Vasil Gedenidze / British embassy in Georgia / AFP

O ministério da Defesa do Reino Unido informou que iniciou uma investigação após a descoberta de que 50 páginas de documentos "sensíveis", como e-mail e slides, foram encontrados em um ponto de ônibus, na semana passada, em Kent, no sul da Inglaterra. As informações foram divulgadas pela BBC neste domingo (27).

"O ministério da Defesa foi informado sobre um incidente no qual uma pessoa encontrou documentos sensíveis relacionados à defesa", disse um porta-voz da pasta, antes de explicar que a perda havia sido apontada por um funcionário. "O ministério leva muito a sério a segurança da informação e uma iniciou uma investigação", completou.

Os papeis tratavam até mesmo da passagem de um navio militar britânico, na última quarta-feira (23), pelo Mar Negro, próximo da península da Crimeia, região em disputa entre a Rússia e a Ucrânica.  Em resposta à presença da embarcação, o exército russo disparou tiros de advertência.

Na ocasião, o governo do Reino Unido desmentiu que estaria realizando atividades militares e citou "exercícios de tiros e uma passagem inocente pelas águas territoriais ucranianas". Os documentos previam uma possível resposta agressiva da Rússia.

Segundo reportagem da imprensa inglesa, os documentos encontrados também faziam menção sobre a uma possível presença militar do Reino Unido no Afeganistão após a saída das tropas da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) liderada pelos Estados Unidos.

Últimas