Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dois foguetes disparados do sul do Líbano em direção a Israel

Ataque ocorre logo após que israelenses e palestinos firmaram um cessar-fogo

Internacional|

Dois foguetes foram disparados nesta quarta-feira (21) à noite do sul do Líbano em direção a Israel, declarou uma autoridade dos serviços de segurança libaneses. Até o momento, o governo israelense não confirmou o fato.

"Um dos foguetes caiu em território libanês e o outro seguiu sua trajetória para Israel", afirmou à AFP essa autoridade que pediu para não ser identificada, sem indicar onde havia caído.

Egito anuncia cessar-fogo entre Exército de Israel e milícias de Gaza

O incidente ocorre momentos depois que Israel e o grupo Hamas, considerado terrorista por muitos países, chegaram a um acordo para cessar as hostilidades na Faixa de Gaza.

Publicidade

Brasileira conta como está Tel Aviv depois de ataque a bomba

Explosão de ônibus em Tel Aviv deixa mais de 20 feridos

Publicidade

Palestino executado por colaborar com Israel

Ofensiva prolongada pode causar guerra regional

Publicidade

O Exército e as forças de segurança foram mobilizados imediatamente na região fronteiriça entre Israel e o Líbano.

Na segunda-feira (19), os soldados libaneses encontraram no sul do país dois foguetes prontos para serem disparados em direção ao território judeu, informou uma fonte militar.

Israel e Líbano estão oficialmente em guerra.

Hezbollah

O movimento xiita libanês Hezbollah, que travou uma guerra contra o Estado hebreu em 2006, apoia os grupos armados palestinos na Faixa de Gaza.

Esses grupos são alvos, há uma semana, de uma operação militar israelense. Pelo menos 154 palestinos morreram e mais de 1.000 ficaram feridos nos bombardeios aéreos. Cinco israelenses, incluindo um soldado, perderam a vida atingidos por foguetes palestinos no sul de Israel.

As duas partes chegaram a um acordo de cessar-fogo que entrou em vigor oficialmente nesta quarta-feira às 19h GMT (17h de Brasília), graças à mediação do Egito, entre outros.

O acordo

Uma suposta cópia do documento assinado pelas partes antecipou para a mídia os termos acordados durante a negociação. Entre eles incluem-se:

—Fim imediato das hostilidades e ataques israelenses na Faixa de Gaza;

—Todas as facções palestinas devem cessar os ataques contra Israel, incluindo o lançamento dos mísseis portáteis iranianos;

—Abertura dos cruzamentos fronteiriços de Gaza com Israel e livre movimento dos pescadores na extensão da zona de pesca.

Comemoração e agradecimentos após o acordo

Depois de oito dias de conflito entre israelenses e palestinos, o presidente dos EUA, Barack Obama, comemorou o cessar-fogo e agradeceu pessoalmente o empenho do premiê judeu Benjamin Netanyahu.

Por meio de um comunicado oficial da Casa Branca, o governo norte-americano divulgou o seguinte texto: "O presidente expressou sua satisfação vis-à-vis os esforços realizados pelo primeiro-ministro para trabalhar por um cessar-fogo durável e por uma solução a longo prazo, em cooperação com o novo governo egípcio".

De acordo com a mesma fonte, o presidente americano prometeu ainda que os Estados Unidos "vão aumentar seus esforços para ajudar Israel a atender as suas necessidades em matéria de segurança, particularmente [contra] a entrada de armas e explosivos em Gaza". 

Obama também indicou que o premiê israelense pediu um financiamento adicional aos Estados Unidos para seu sistema antimísseis "Domo de Ferro", posicionado em diversas partes do território israelense para impedir, sobretudo, que foguetes disparados de Gaza atinjam regiões habitadas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.