Era Trump

Internacional Duas secretárias de Trump pedem demissão após invasão ao Capitólio

Duas secretárias de Trump pedem demissão após invasão ao Capitólio

Elaine Chao, de Transporte, e Betsy DeVos, de Educação, são as primeiras baixas oficiais no gabinete do presidente dos EUA

Reuters

Resumindo a Notícia

  • Secretárias de Transporte e de Educação são as primeiras a deixar governo
  • As duas secretárias culparam Trump pela invasão ao Congresso
  • Protesto no Capitólio deixou cinco mortos
  • Outros membros do alto escalão podem sair antes do fim do mandato
Elaine Chao é casada com o senador republicano Mitch McConnell

Elaine Chao é casada com o senador republicano Mitch McConnell

Bryan Woolston/Reuters – 07-01-2021

A secretária de Transportes, Elaine Chao, e a secretária de Educação, Betsy DeVos, renunciaram na quinta-feira (7), juntando-se a uma lista de funcionários que deixaram o governo do presidente Donald Trump em protesto contra a invasão do Capitólio dos EUA por seus apoiadores.

Chao, esposa do líder republicano do Senado, Mitch McConnell, disse em um e-mail para a equipe que o ataque "me incomodou profundamente de uma forma que simplesmente não posso deixar de lado". Ela disse que sua renúncia entrará em vigor na segunda-feira (11).

Em uma carta a Trump, DeVos disse que o ataque ao Capitólio foi ‘inescrupuloso’. "Não há dúvidas sobre o impacto que sua retórica teve sobre a situação, e é o ponto de inflexão para mim", escreveu ela, acrescentando que sua renúncia entraria em vigor na sexta-feira. A Casa Branca não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre a renúncia de DeVos.

Faltando menos de duas semanas para o fim do mandato de Trump, muitos assessores já estavam indo em direção à porta, mas o êxodo repentino sugeriu repulsa entre alguns por seu incentivo aos apoiadores que trouxeram o caos para o Capitólio na quarta-feira em uma tentativa para impedir a certificação formal de vitória eleitoral do democrata Joe Biden.

Outros membros do alto escalão do governo Trump renunciaram depois da invasão ao Senado na tarde de quarta-feira (6). A subsecretária de imprensa, Sarah Matthews, a chefe do gabinete de Melania Trump, Stephanie Grisham, o secretário da Casa Branca, Rickie Niceta, e o principal conselheiro do governo sobre a China, Matt Pottinger, entregaram os cargos depois oficialmente durante a noite de quarta-feira (6) e madrugada desta quinta-feira (7).

Últimas