Novo Coronavírus

Internacional Em alta de casos, Grécia endurece medidas pela segunda vez em 3 dias

Em alta de casos, Grécia endurece medidas pela segunda vez em 3 dias

País registrou, pela primeira vez desde abril, mais de 100 casos diários na semana passada e tornou uso de máscaras em espaços fechados obrigatório

  • Internacional | Da EFE

Grécia endurece restrições após aumento de casos

Grécia endurece restrições após aumento de casos

Costas Baltas/Reuters - 1.8.2020

A governo da Grécia anunciou nesta segunda-feira (3) mais um endurecimento de medidas de contenção ao novo coronavírus, depois de ter sido superado, dois dias atrás, a marca de 100 casos a mais de infecção pela primeira vez desde meados de abril.

Na sexta-feira (31), as autoridades locais já tinham determinado a obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços fechados. Hoje, a ordem foi ampliada, até 18 de agosto, também para as estações ao ar livre dos serviços de cruzeiro marítimo.

A medida foi anunciada pelo porta-voz do governo da Grécia, Stelios Petsas, apenas dois duas depois que o Ministério de Política Marítima decidiu aumentar a ocupação de passageiros nestas embarcações, de 65% para 85% da capacidade.

Entre outras medidas anunciadas hoje, está a proibição, também até o dia 18, de retornar à Grécia os funcionários temporários do setor agrário - a maioria de países dos Balcãs -, que saíram recentemente do território.

Além disso, o governo determinou que os aeroportos deverão seguir fechados para voos procedentes de Turquia, Albânia e Macedônia do Norte, por pelo menos duas semanas.

Uma das maiores preocupações do governo grego recai sobre o fim de semana de 15 de agosto, quando dezenas de milhares de pessoas, anualmente se deslocam, especialmente, para Tenos, por causa do Dia da Assunção da Virgem Maria.

Aumento dos casos

No sábado, a Grécia registrou 110 novos casos de infecção pelo patógeno, e no domingo mais 75.

Cinco destes resultados positivos em testes de diagnóstico foram de integrantes das seleções masculina e feminina de polo aquático do país, feitos durante controle de rotina.

Desde o início da pandemia do coronavírus, a Grécia teve 4.662 casos de infecção e 208 mortes em decorrência do contágio.

Últimas