Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Em referendo, suíços decidem manter livre circulação com UE

Com mais de 60% dos votos, população recusou proposta dos Conservadores. Votação teve o triplo da participação habitual dos cidadãos

Internacional|Da EFE

Suíça mantém livre circulação com UE
Suíça mantém livre circulação com UE Suíça mantém livre circulação com UE

Os suíços decidiram em referendo neste domingo (27) manter a livre circulação de pessoas com a União Europeia, rejeitando por mais de 60% dos votos a proposta dos Conservadores de terminar em 2021 o acordo assinado por Berna e Bruxelas em 1999.

Com dois dos 26 cantões do país ainda sem completar a votação, 61,69% dos eleitores rejeitaram a proposta da União Democrática do Centro (UDC), contra a qual os outros principais partidos, incluindo os Socialistas, Liberais, Democratas Cristãos e Verdes, haviam tomado posição.

A participação dos eleitores foi particularmente elevada com cerca de 60%, o dobro do habitual para os referendos trimestrais suíços, um indicador da importância que os eleitores atribuem à manutenção do relacionamento com seu principal parceiro comercial.

A UDC, partido com mais votos nas eleições parlamentares de 2019, mas que detém apenas um quarto dos assentos na legislatura, propôs o fim do acordo com base no fato de ter desfavorecido os trabalhadores nacionais mais velhos em favor dos jovens imigrantes da União Europeia.

Os outros grupos pediram um "não" e alertaram que o acerto de 1999 estava ligado a outros com a UE em áreas como agricultura, comércio, ciência, transporte e aviação civil, e poderia, portanto, comprometer a relação com um mercado para o qual a Suíça direciona metade de suas exportações.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.