EUA x Irã
Internacional Embaixadas dos EUA emitem alerta por conta de tensão com Irã

Embaixadas dos EUA emitem alerta por conta de tensão com Irã

Comunicado voltado a cidadãos norte-americanos vivendo em outros países, incluindo o Brasil, pede atenção redobrada e comportamento discreto

alerta de segurança

Tensão crescente entre EUA e Irã: soldados embarcam para o Oriente Médio

Tensão crescente entre EUA e Irã: soldados embarcam para o Oriente Médio

Hubert Delany / US Army via EFE-EPA - 4.1.2019

Embaixadas dos Estados Unidos ao redor do mundo, incluindo a do Brasil, publicaram um alerta de segurança aos cidadãos norte-americanos por conta do aumento das tensões com o Irã, depois de um ataque dos EUA no Iraque que resultou na morte de um dos principais líderes militares iranianos.

No texto curto publicado nesta terça-feira (7), os serviços consulares dos EUA afirmam que "há uma crescente tensão no Oriente Médio que pode resultar em riscos à segurança dos cidadãos dos EUA no exterior".

Entre as recomendações, as embaixadas sugerem que os cidadãos norte-americanos "mantenham comportamento discreto" e mantenham-se atentos nas ruas, especialmente em locais com concentração de turistas.

A nota não cita especificamente ataques terroristas, mas esta é uma possibilidade entre as várias consequências da ação deliberada dos Estados Unidos em território do Iraque que resultou na morte do general Qasam Soleimani, comandante das Forças Quds, as tropas de elite militar do Irã.

Até o momento, o governo iraniano prometeu revidar a ação norte-americana e, inclusive, traçou 13 cenários possíveis de ação contra os EUA.

Aviso especial para Israel

A Embaixada dos EUA em Israel já havia divulgado um alerta de segurança ainda mais detalhado na segunda-feira (6).

No texto, o serviço consular norte-americano chama a atenção para possíveis ataques com morteiros e informa sobre os procedimentos de segurança em caso de ataques aéreos.