Emir do Kuwait, xeque Nawaf al-Ahmad al-Jaber al-Sabah, morre, aos 86 anos
Monarca permaneceu no cargo por pouco mais de três anos; ele foi internado no mês passado devido a um problema de saúde
Internacional|Do R7
O emir do Kuwait, o xeque Nawaf al-Ahmad al-Jaber al-Sabah, faleceu neste sábado (16) aos 86 anos, conforme anunciado pela Corte Real. Seu mandato de três anos foi marcado por vários conflitos políticos neste país do Golfo, rico em petróleo.
"Com grande tristeza, lamentamos a morte do xeque Nawaf al-Ahmad al-Jaber al-Sabah, emir do Estado do Kuwait", afirmou um comunicado divulgado pela televisão estatal.
Em novembro, o xeque Nawaf foi hospitalizado devido a "um problema de saúde urgente", conforme a agência de notícias oficial Kuna, sem fornecer detalhes sobre a doença. Posteriormente, foi relatado que seu estado era estável.
Dada a sua idade, a saúde do xeque sempre foi uma questão importante durante seu mandato.
O xeque Nawaf foi nomeado príncipe herdeiro em 2006 por seu meio-irmão, o xeque Sabah al-Ahmad al-Sabah, e assumiu como emir após a morte dele em setembro de 2020, aos 91 anos.
Kuwait, um rico estado petrolífero do Golfo, está envolto em uma profunda crise entre os poderes Executivo e Legislativo há vários anos, o que bloqueia qualquer tentativa de reforma.
O atual príncipe herdeiro, Mishal al-Ahmad al-Jaber al-Sabah, meio-irmão do emir, tem 83 anos. A grande dúvida agora é se a família real decidirá finalmente escolher um líder mais jovem.
Este país conservador, onde os poderes soberanos estão concentrados nas mãos da família Al-Sabah no poder, tem, no entanto, o Parlamento mais ativo e poderoso do Golfo.
Príncipe herdeiro assume
O príncipe herdeiro do Kuwait, xeque Mishal al-Ahmad al-Jaber al-Sabah, de 83 anos, foi nomeado logo em seguida para ocupar o cargo.
"O gabinete do Kuwait nomeia o príncipe herdeiro, sua alteza xeque Mishal, emir do estado do Kuwait", informou a emissora estatal do país.