Equipes trabalham sem parar desde sábado (19)
REUTERS/Jon Nazca/20.01.2019Equipes de resgate e mineiros estão prontos para entrar em túnel e começar as escavações manuais para resgatar o pequeno Julen, nesta quarta-feira (23). Depois de perfurarem 60 metros de terra, agora começa a escavação de uma galeria de 4 metros para chegar até o menino de dois anos que está preso em um poço de 100 metros desde o último dia 13.
As operações de resgate começaram no sábado (19) e as equipes tem trabalhado sem parar desde então. As obras para perfurar o túnel demoraram mais que o previsto, uma vez que os engenheiros não tiveram tempo para fazer um estudo do solo antes e se depararam com rochas mais duras no meio do trabalho.
Depois de perfurado o túnel, os engenheiros precisaram encapar o buraco, para garantir a segurança das equipes que vão começar os trabalhos manuais. Este processo tem previsão de conclusão nesta quarta-feira (23).
Depois de pronto, a equipe vai descer de elevador e começar a escavar manualmente uma galeria horizontal de 4 metros em condições extremas pelo espaço limitado e falta de luz e oxigênio para chegar aonde eles acreditam estar o menino.
Os técnicos e engenheiros da operação não dão previsões de quanto tempo eles acreditam que a missão ainda vai levar, mas essa etapa é esperada que leve até 24 horas. Hoje é o décimo dia da operação para resgatar o bebê.