Internacional Escolas do Reino Unido retiram relógios analógicos das salas de aula

Escolas do Reino Unido retiram relógios analógicos das salas de aula

Motivo: os jovens estão acostumados a ver as horas nos relógios digitais e se sentem pressionados diante da estranheza do analógico

Escolas, reino unido, relógios, analógicos, salas

Professores querem deixar os alunos confortáveis

Professores querem deixar os alunos confortáveis

Getty Images

As escolas do Reino Unido decidiram remover todos os relógios analógicos das paredes das salas de aula. A iniciativa foi provocada pelo fato de os alunos terem reclamado que estavam com dificuldades para ver as horas nos ponteiros, durante os exames. As informações são do jornal The Telegraph.

Pelo fato deles estarem acostumados a ler as horas nos relógios digitais, este tipo de dispositivo está substituindo o analógico, segundo informou o vice-secretário-geral da ASCL (Associação de Diretores de Escolas), Malcolm Trobe.

"A geração atual não é tão boa em ler o relógio tradicional quanto as gerações mais velhas. Eles (os jovens) estão acostumados a ver a marcação digital do tempo no telefone, no computador", disse Trobe. "Quase tudo o que os jovens têm é digital, em se tratando de tempo, em todos os lugares os dados são apresentados digitalmente."

Isso, segundo Trobe, um ex-diretor, é inclusive um objetivo dos professores. Para os educadores, é importante que os jovens se sintam o mais relaxados possível durante as provas e a colocação de um relógio analógico pode ser vista como uma pressão a mais, a obrigação de lidar com um instrumento para eles estranho.

Para Trobe, tal iniciativa também ajudará a minimizar interrupções e dúvidas durante os testes. "(Em seu trabalho) você não quer que eles levantem a mão para perguntar quanto tempo resta."

Afinal, a precisão de um relógio digital é muito maior. O dispositivo foi feito justamente para trazer praticidade, segundo ele deixa transparecer.

"As escolas inevitavelmente farão o melhor para que as crianças se sintam tão relaxadas quanto possível", diz. "Na verdade, existe uma grande vantagem em usar relógios digitais em salas de exames, porque é muito mais difícil confundir o tempo em um relógio digital."