Coronavírus

Internacional Espanha exigirá teste negativo para viajantes de países com alto risco

Espanha exigirá teste negativo para viajantes de países com alto risco

Nova medida cumpre recomendação da União Europeia que aconselhava basear restrições em função da situação epidemiológica de cada país

  • Internacional | Da EFE

Espanha vai exigir teste negativo de covid-19 para turistas vindo de países de alto risco

Espanha vai exigir teste negativo de covid-19 para turistas vindo de países de alto risco

EFE/Jesús Diges/Archivo

O Ministério da Saúde da Espanha anunciou nesta quarta-feira (11) que, a partir de 23 de novembro, será exigido teste com resultado negativo para o novo coronavírus de todos os viajantes que desembarcarem no país vindos de países considerados de risco.

Todas as agências de viagem, operadores turísticos e companhias aéreas ou marítimas, entre outras, deverão informar de maneira imediata a nova exigência para todos que tenham como destino final um porto ou aeroporto espanhol.

Nos casos dos países europeus e do espaço aéreo Schengen, será seguido o mapa de risco elaborado pelo Centro Europeu para o Controle de Doenças, que só exclui Noruega, Finlândia e Grécia, da classificação de alerta mais alto.

A nova medida cumpre a recomendação da União Europeia, dada em 13 de outubro, que aconselhava os Estados-membros a basear as restrições que impõem dentro do bloco comunitário em função da situação epidemiológica de cada país.

A Espanha tem quase 1,4 milhão de casos do novo coronavírus desde o início da pandemia e já está perto de atingir a cifra de 40 mil mortes por Covid-19.

Atualmente, o país tem incidência de 524,6 infectados por 100 mil habitantes, número inferior ao de países como Bélgica (1.458,4), República Tcheca (1.390,1), França (908,5) e Itália (655,4).

Veja as imagens que são destaques nesta quarta-feira (11)

Últimas