Espanha vai exigir teste negativo de covid-19 para turistas vindo de países de alto risco
EFE/Jesús Diges/ArchivoO Ministério da Saúde da Espanha anunciou nesta quarta-feira (11) que, a partir de 23 de novembro, será exigido teste com resultado negativo para o novo coronavírus de todos os viajantes que desembarcarem no país vindos de países considerados de risco.
Todas as agências de viagem, operadores turísticos e companhias aéreas ou marítimas, entre outras, deverão informar de maneira imediata a nova exigência para todos que tenham como destino final um porto ou aeroporto espanhol.
Nos casos dos países europeus e do espaço aéreo Schengen, será seguido o mapa de risco elaborado pelo Centro Europeu para o Controle de Doenças, que só exclui Noruega, Finlândia e Grécia, da classificação de alerta mais alto.
A nova medida cumpre a recomendação da União Europeia, dada em 13 de outubro, que aconselhava os Estados-membros a basear as restrições que impõem dentro do bloco comunitário em função da situação epidemiológica de cada país.
A Espanha tem quase 1,4 milhão de casos do novo coronavírus desde o início da pandemia e já está perto de atingir a cifra de 40 mil mortes por Covid-19.
Atualmente, o país tem incidência de 524,6 infectados por 100 mil habitantes, número inferior ao de países como Bélgica (1.458,4), República Tcheca (1.390,1), França (908,5) e Itália (655,4).
Veja as imagens que são destaques nesta quarta-feira (11)