Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Espanha prende recrutador de jovens para o Estado Islâmico 

Homem marroquino de 50 anos encontrava usuários interessados nas redes sociais e passava materiais de propaganda para radicalizá-los

Internacional|Da EFE, com R7

Homem recrutava jovens pelas redes sociais
Homem recrutava jovens pelas redes sociais Homem recrutava jovens pelas redes sociais

Um marroquino de 50 anos foi preso na Espanha acusado de recrutar jovens na internet e radicalizá-los para que se tornassem parte do grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

O suspeito foi detido na quarta-feira passada em Altea (província de Alicante, na Espanha) e continua em prisão provisória, informou nesta sexta-feira (23) a Guarda Civil Espanhola (órgão de segurança).

O detido teve uma permanência irregular na Espanha e passou grande parte do tempo pesquisando, editando, comentando e divulgando material de propaganda da organização terrorista com medidas de segurança para evitar a detecção, segundo os investigadores.

Para tal, identificou possíveis usuários com interesse na organização terrorista nas redes sociais, que posteriormente redirecionou para aplicativos de mensagens privadas, a fim de aprofundar os processos de radicalização e disponibilizar conteúdos digitais sobre o grupo.

Publicidade

A Guarda Civil considera este homem virtualmente integrado à organização terrorista, mas que trabalha de casa, uma forma de cooperação considerada tão importante quanto lutar em zonas de conflito ou cometer atentados em países ocidentais.

O indivíduo chegou a insistir que a pandemia do coronavírus é uma punição contra o Ocidente, como o grupo terrorista assegura em sua habitual mídia de propaganda.

Na operação, apoiada pela Europol, outra pessoa alegadamente radicalizada pela primeira foi detida para provar o seu envolvimento em actividades terroristas, embora tenha sido libertado após depor em tribunal.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.