Internacional Estado Islâmico assume autoria de ataques no aeroporto de Cabul

Estado Islâmico assume autoria de ataques no aeroporto de Cabul

Grupo extremista afirmou que autor chegou a cinco metros das tropas norte-americanas antes de detonar colete com explosivos

  • Internacional | Do R7, com EFE

Foto de satélite tirada no início da semana mostra o local onde ocorreu o atentado em Cabul

Foto de satélite tirada no início da semana mostra o local onde ocorreu o atentado em Cabul

Maxar via AFP - 23.8.2021

O Estado Islâmico (EI) assumiu a autoria do atentado suicida que matou dezenas de pessoas nas proximidades do aeroporto de Cabul, capital do Afeganistão, nesta quinta-feira (26), durante os últimos dias de retirada de civis e militares dos EUA e refugiados afegãos. A informação é da agência de monitoramento SITE.

Leia também: Ataques suicidas no aeroporto de Cabul deixam ao menos 60 mortos

O grupo disse que um de seus membros cruzou "todas os pontos de segurança" e se aproximou cerca de "5 metros" das forças norte-americanas antes de detonar seu colete com explosivos, segundo a agência de propaganda do EI, a Amaq, postada em um canal de Telegram monitorada pela SITE.

O braço do Estado Islâmico na região do Khorazan, conhecido como Isis-K ou EI-K, , se consolidou em 2015 na província de Nangarjar, no leste do Afeganistão, mas tem estado sob pressão nos últimos anos pela coalizão liderada pelos Estados Unidos, o exército afegão e os próprios talibãs.

Últimas