Estados Unidos

Internacional Estados Unidos perdoarão todos os condenados por porte de maconha

Estados Unidos perdoarão todos os condenados por porte de maconha

Ordem executiva federal assinada pelo presidente Joe Biden deve beneficiar cerca de 7.500 pessoas em todo o país

Agência EFE

Resumindo a Notícia

  • Estados Unidos perdoarão todos os condenados por porte de maconha do país
  • Decisão, apenas em nível federal, deve beneficiar cerca de 7.500 pessoas
  • Grande parte das pessoas condenadas pelo porte de maconha está detida em nível estadual
  • Uma das promessas de campanha de Joe Biden é a descriminalização da maconha
Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em evento oficial

Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em evento oficial

Mandel Ngan/AFP - 6.10.2022

A Casa Branca anunciou nesta quinta-feira (6) que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, perdoará todos os condenados em nível federal por porte de maconha por meio de uma ordem executiva.

“Mandar pessoas para a prisão simplesmente por portar maconha afetou muitas vidas e colocou pessoas na prisão por uma conduta que é legal em muitos estados”, disse Biden em um vídeo para anunciar a decisão.

Em uma conversa por telefone com jornalistas, funcionários de alto escalão do governo dos EUA explicaram que a ordem afetará os condenados em nível federal, no qual ninguém está preso atualmente, mas que Biden pretende incentivar os governadores a fazer o mesmo nos estados.

"Estimamos que cerca de 6.500 pessoas condenadas por porte de maconha em nível federal e mil pessoas no Distrito de Columbia possam se beneficiar dessa decisão", detalhou um dos funcionários durante a ligação.

Essas condenações, em muitos casos, dificultam o acesso das pessoas afetadas a moradia e a emprego.

A maioria das condenações por porte de maconha, no entanto, ocorre em nível estadual, razão pela qual o governo do presidente democrata pedirá aos governadores de todo o país que tomem a mesma medida.

O anúncio faz parte de uma série de ações executivas anunciadas por Biden para tentar tomar medidas para descriminalizar a maconha, uma promessa eleitoral que, no entanto, foi retardada pela falta de acordos no Congresso.

Biden decidiu acelerar o processo e lançar uma série de medidas para aliviar a carga que as condenações por porte de maconha representam para grande parte da sociedade americana, especialmente a população não branca do país.

Últimas