Novo Coronavírus

Internacional EUA: agência deve autorizar vacina da Pfizer para 12 a 15 anos

EUA: agência deve autorizar vacina da Pfizer para 12 a 15 anos

FDA pode se reunir na próxima semana para aprovar o uso do imunizante em adolescentes após bons resultados clínicos

Reuters
Autorização pode ser em breve, segundo o New York Times

Autorização pode ser em breve, segundo o New York Times

Cagla Gurdogan/Reuters - 02.04.2021

A Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) está se preparando para autorizar o uso da vacina da Pfizer e da parceira alemã BioNTech contra a covid-19 em adolescentes com idades entre 12 e 15 anos no início da semana que vem, conforme reportou o New York Times na segunda-feira (3) citando autoridades familiarizadas com os planos da agência.

Leia também: Covid: EUA tem 100 milhões de vacinados com duas doses

A aprovação é amplamente esperada após a farmacêutica anunciar em março que a vacina mostrou-se segura, eficaz e produz respostas robustas de anticorpos em pessoas com idades entre 12 e 15 anos em um estudo clínico.

Ao responder a um pedido da Reuters por comentários, a FDA disse que sua revisão da expansão da autorização para uso emergencial está em curso, mas não ofereceu detalhes adicionais. 

A vacina já foi liberada para uso nos Estados Unidos para pessoas com 16 anos ou mais. A Pfizer se recusou a comentar a reportagem do New York Times.

A diretora dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDCs), Rochelle Walensky, disse no início de abril que a vacina poderia ser aprovada em meados de maio. Se a aprovação para o grupo de idade entre 12 e 15 anos for concedida, o painel de aconselhamento do CDC provavelmente irá se reunir no dia seguinte para revisar os dados de estudos clínicos e fazer recomendações para o uso da vacina em adolescentes, acrescentou a matéria. 

A eventual aprovação da vacina impulsionaria ainda mais o programa de imunização do país e ajudaria a tranquilizar pais ansiosos para proteger seus filhos da covid-19. 

Últimas