Era Trump
Internacional EUA ainda esperam por reunião com Kim Jong-un, diz Casa Branca

EUA ainda esperam por reunião com Kim Jong-un, diz Casa Branca

Porta-voz oficial da Presidência dos Estados Unidos concordou, entretanto, que processo de negociação será difícil; encontro está marcada para junho

Trump e Kim Jong-un

Kim Jong-un colocou em dúvida encontro com Trump

Kim Jong-un colocou em dúvida encontro com Trump

Korea Summit Press Pool/Pool via Reuters/27.04.2018

A Casa Branca 'continua esperançosa' de que reunião com o líder norte-coreano Kim Jong-un aconteça, mas está preparada para um processo de negociação difícil, informou Sarah Sanders — porta-voz da residência oficial do Presidente dos Estados Unidos — nesta quarta-feira (16). As informações são da agência de notícias Reuters.

"Ainda estamos esperançosos de que a reunião aconteça e continuaremos nesse caminho, mas ao mesmo tempo estamos preparados para o fato de que essas negociações podem ser difíceis", disse Sanders em entrevista à rede de televisão Fox News. "O presidente está pronto para que a reunião aconteça. Se não acontecer, continuaremos a campanha de pressão máxima que está em andamento."

Mudança de tom

A Coreia do Norte colocou em dúvida a cúpula entre o líder Kim Jong-un e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçando semanas de progresso diplomático ao dizer que pode reconsiderar o encontro se Washington insistir que Pyongyang desista unilateralmente de suas armas nucleares.

A agência oficial de notícias norte-coreana KCNA informou que Pyongyang cancelou conversações de alto nível com Seul que deveriam ocorrer nesta quarta-feira, no primeiro sinal de problemas no relacionamento entre os vizinhos após meses de aproximação. A medida se deu após uma série de exercícios militares conjuntos dos EUA e da Coreia do Sul. 

A cúpula entre Trump e Kim está marcada para o dia 12 de junho, em Cingapura.

    Access log