Internacional EUA completarão retirada de tropas do Afeganistão no fim de agosto

EUA completarão retirada de tropas do Afeganistão no fim de agosto

Joe Biden descartou uma saída imediata de todos os soldados do país asiático imediatamente, como vinha sendo especulado

AFP
Tropas dos EUA e da OTAN já se retiraram da base aérea de Bagram

Tropas dos EUA e da OTAN já se retiraram da base aérea de Bagram

Zakeria Hashimi / AFP - 2.7.2021

A retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão será concluída "no final de agosto", disse nesta sexta-feira (2) a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki.

"Esperamos que seja concluída no final de agosto", disse, embora a retirada já tenha alcançado uma etapa significativa, com a saída de tropas americanas e da Otan da base aérea de Bagram.

Leia também: Forças estrangeiras deixam base afegã de Bagram e, logo, todo país

No entanto, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, descartou nesta sexta-feira uma retirada iminente das últimas tropas americanas no Afeganistão, em meio à crescente especulação de que os soldados restantes poderiam partir antes do programado.

Questionado por repórteres na Casa Branca se a saída será concretizada nos próximos dias, Biden respondeu: "Não. Estamos exatamente na trajetória prevista".

Biden estabeleceu como prazo até 11 de setembro para a retirada final das poucas tropas restantes, depois de 20 anos de guerra.

As dúvidas sobre uma aceleração do calendário aumentaram recentemente, depois que as tropas americanas e da Otan abandonaram a base aérea de Bagram.

Esta base, a maior do país, foi a principal base de retaguarda de todas as operações militares americanas no Afeganistão.

Biden estimou que o governo afegão deve agora "ser capaz por si só" de garantir, particularmente, a segurança da capital Cabul, localizada a 50 km do aeroporto.

Entretanto, segundo informações da imprensa, os americanos vão manter uma presença de quase 600 soldados lá para proteger sua embaixada.

Últimas