Internacional EUA: compromisso do Brasil contra desmatamento é 'importante'

EUA: compromisso do Brasil contra desmatamento é 'importante'

Representante de Joe Biden para questões climáticas, John Kerry também prioriza ações a favor de populações indígenas

Reuters
Kerry afirmou que compromisso de Bolsonaro contra desmatamento é 'importante'

Kerry afirmou que compromisso de Bolsonaro contra desmatamento é 'importante'

Divulgação via Reuters - 7.4.2021

O enviado especial dos Estados Unidos para o Clima, John Kerry, afirmou nesta sexta-feira ser "importante" o compromisso do presidente Jair Bolsonaro de eliminar o desmatamento ilegal, mas defendeu também ações em relação a populações indígenas e à sociedade civil para obter resultados tangíveis.

Leia também: Desmatamento na Amazônia salta ao maior nível em 12 anos, diz Inpe

"O compromisso do presidente @jairbolsonaro de eliminar o desmatamento ilegal é importante. Esperamos ações imediatas e engajamento com as populações indígenas e a sociedade civil para que este anúncio possa gerar resultados tangíveis", disse ele, em publicação no Twitter.

As declarações de Kerry ocorrem a uma semana da Cúpula de Líderes sobre o Clima, promovida pelo presidente dos EUA, Joe Biden, e em meio a cobranças internacionais sobre a atuação ambiental do governo Bolsonaro, em especial na região amazônica.

Em recente carta enviada a Biden, Bolsonaro se comprometeu a eliminar o desmatamento ilegal no país até 2030, uma meta com a qual o governo brasileiro tinha, até agora, evitado se comprometer. Ao mesmo tempo, também pediu recursos para cumprir os compromissos assumidos.

O texto enviado a Biden é uma tentativa de mostrar o compromisso brasileiro com ações para minorar as mudanças climáticas, um dos temas centrais da agenda de governo do democrata, às vésperas da cúpula organizada nos EUA.

Últimas