Coronavírus

Internacional EUA doam meio milhão de vacinas anticovid-19 para Costa Rica

EUA doam meio milhão de vacinas anticovid-19 para Costa Rica

País tem agora 3,6 milhões de doses de imunizantes, que antes foram adquiridos pelo sistema de doações Covax

AFP
EUA doam meio milhão de vacinas para Costa Rica

EUA doam meio milhão de vacinas para Costa Rica

Dado Ruvic/Reuters

A Costa Rica recebeu, na noite de terça-feira (13), uma doação do governo dos Estados Unidos de 500 mil doses da vacina anticovid-19 da Pfizer/Biontech - informaram as autoridades.

"O meio milhão de doses nos permitirá acelerar o processo de vacinação e proteger mais pessoas. Vem para nos dar um salto, um empurrão", comemorou o presidente Carlos Alvarado, no Aeroporto Internacional Juan Santamaría, aonde o carregamento chegou, às 21h locais (meia-noite no horário de Brasília), procedente de Miami.

Com este reforço, a Costa Rica conta com um total de 3,6 milhões de vacinas. Entre elas, estão as adquiridas pelo sistema Covax, todas da Pfizer/Biontech e da Oxoford/AstraZeneca.

Mais de 2,6 milhões de doses foram administradas até 12 de julho, segundo o Sistema Integrado de Vacinas (Siva), e 16% da população completou o esquema de vacinação de duas doses, informa dra. Leandra Abarca, da Vigilância Epidemiológica da Caixa Costa-Riquenha de Seguridade Social.

Com estas 500 mil doses, a previsão é imunizar 5% dos mais de cinco milhões de costa-riquenhos.

A partir desta sexta-feira (16), a campanha estará aberta para pessoas com idades entre 18 e 57 anos, sem fatores de risco.

Os Estados Unidos também doaram vacinas anticovid-19 para outros países latino-americanos, como Honduras, México, Peru, Argentina, Colômbia, Haiti, Equador e Brasil.

Últimas