Coronavírus

Internacional EUA não recomendam uso de máscara para pessoas vacinadas

EUA não recomendam uso de máscara para pessoas vacinadas

Afirmação feita por autoridades de saúde acontece diante do crescimento dos casos relacionados à variante Delta

Recomendação acontece diante no aumento de casos da variante Delta

Recomendação acontece diante no aumento de casos da variante Delta

EFE/EPA/JUSTIN LANE

As autoridades federais dos Estados Unidos afirmaram nesta quarta-feira (30) que não consideram necessário que as pessoas vacinadas voltem a usar máscaras, mesmo diante do aumento do número de casos de covid-19 relacionados com a variante Delta, contradizendo assim as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do próprio governo de Los Angeles.

"Se você estiver vacinado, estará a salvo das variantes que circulam aqui", disse a diretora do Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), Rochelle Walensky, em entrevista à rede de televisão americana "NBC".

Leia mais: Colapso do turismo pode custar quase R$ 20 tri à economia mundial

A questão do uso de máscara voltou ao centro do debate nos EUA depois que as autoridades de saúde do condado de Los Angeles e a OMS recomendaram que mesmo as pessoas totalmente vacinadas continuassem a usá-las em ambientes fechados como medida de precaução devido à propagação da variante Delta.

De acordo com as projeções atualizadas do CDC, a variante Delta foi responsável por 26,1% das infecções por covid-19 nos EUA durante o período de duas semanas encerrado em 19 de junho.

No entanto, Walensky disse que a orientação do CDC não mudou e que as pessoas "totalmente vacinadas" não precisam usar máscaras, uma vez que os imunizantes são "altamente eficazes" contra a variante Delta.

Além disso, a diretora do CDC explicou que a OMS está lidando com uma situação global em que muito menos pessoas foram imunizadas do que nos Estados Unidos, e por isso está emitindo conselhos "mais cautelosos".

Leia mais: Problemas estruturais podem ter causado desabamento em Miami

Sobre a situação em Los Angeles, Walensky ressaltou que são os legisladores locais "que devem desenvolver políticas para o entorno local".

A variante Delta do coronavírus se espalhou por diversos países e, com ela, a preocupação com a propagação da pandemia, dada sua alta capacidade de transmissão.

Últimas