EUA podem banir TikTok como forma de retaliação à China

Autoridades americanas alegam que aplicativo fornece dados dos usuários ao governo chinês, afirmação que tanto Pequim quanto desenvolvedores negam

EUA alega que TikTok fornece dados ao governo chinês

EUA alega que TikTok fornece dados ao governo chinês

Divulgação/Tiktok

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, disse que o país pode banir alguns aplicativos chineses, incluindo o TikTok, depois de alegar que o software compartilhava informações pessoais dos usuários com o governo chinês, algo que Pequim negou.

O TikTok se tornou um dos aplicativos mais baixados e mais populares no ano passado e ficou ainda mais conhecido durante as quarentenas pelo mundo, quando jovens compartilhavam vídeos curtos dançando ou mostrando parte da rotina enquanto confinados.

Dúvidas sobre divulgação de dados

Legisladores americanos levantaram dúvidas sobre a segurança do TikTok e como o aplicativo lida com os dados pessoais dos usuários e disseram que estavam preocupados com as leis chinesas, que pedem que companhias “apoiem e cooperem com o trabalho de inteligência controlado pelo Partido Comunista Chinês”.

Pompeo disse que os americanos deveriam tomar cuidado ao usarem o aplicativo e disse que recomenda que baixem o software “apenas se você quiser ter as suas informações nas mãos do Partido Comunista Chinês”.

Em resposta às alegações, desenvolvedores do TikTok disse à Reuters que nunca entregou dados de usuários para autoridades chinesas. O aplicativo nem sequer está disponível para download na China e tentou afastar suas raízes com o país para atingir um público global.

Em nota ao R7, o porta-voz do TikTok disse que a empresa nunca forneceu dados de usuários ao governo chinês e que não o faria, nem se pedido, além de priorizar a segurança de seus usuários.

"O TikTok é liderado por um CEO americano, com centenas de funcionários e líderes-chave em segurança, produtos e políticas públicas nos EUA. Não temos outra prioridade senão promover uma experiência de aplicativo segura e confiável para nossos usuários. Nunca fornecemos dados dos usuários ao governo chinês e nem o faríamos se solicitado." 

Banimento na Índia

O TikTok já foi banido na Índia com outros 58 aplicaticos chineses depois de um confronto entre soldados chineses e indianos na fronteira.

O aplicativo também vai ser banido de Hong Kong.