Fort Worth, no Texas, continua debaixo de neve após tempestade de inverno
Ralph Lauer / EFE - EPA - 18.2.2021Quase um milhão de pessoas nos Estados Unidos continuam nesta quinta-feira (18), pelo terceiro dia consecutivo, sem fornecimento de energia elétrica devido a duas tempestades de inverno que avançam do sul para o nordeste do país e já causaram dezenas de mortes.
Leia também: EUA: Polícia é chamada para guardar comida descartada
De acordo com a imprensa americana, entre 30 e 40 mortes estão relacionadas às tempestades, incluindo pessoas que morreram intoxicadas pelo monóxido de carbono proveniente do uso interno de aquecedores.
A plataforma PowerOutage.us, que acompanha os cortes de energia, disse que havia pelo menos 515.137 usuários afetados pelos blecautes só no Texas na manhã desta quinta-feira.
Outros 193.456 estavam em condições semelhantes no Mississippi, 121.339 na Louisiana, 106.165 no Oregon, 68.730 no Kentucky, 63.424 na Virgínia Ocidental, 34.914 na Virgínia, 12.532 em Ohio e 10.758 na Carolina do Norte.
A chuva gelada e a queda de neve do Texas, no sul do país, para a região da Nova Inglaterra, no nordeste, que abrange vários estados, forçaram as companhias aéreas comerciais a suspender 4.366 voos, enquanto outros 2.200 atrasaram.
Além do corte de energia, cerca de 250 mil pessoas estão sem água no Texas e cerca de 7 milhões receberam instruções de agências locais para ferver água para consumo, uma vez que as instalações de processamento de água não têm funcionado nos últimos dias devido à falta de eletricidade.
Fora do Texas, o aviso de tempestade de inverno permanece em vigor no Tennessee, com a região central do estado coberta de neve: em Nashville, a acumulação atingiu cerca de 10 centímetros e em Waynesboro, quase 15 centímetros.
Os meteorologistas estenderam o aviso meteorológico de inverno ao sul da Pensilvânia. A cidade de Pittsburgh, com 3 graus abaixo de zero ao meio-dia, se preparava para a queda de neve e chuva gelada que poderia complicar o trânsito.