EUA x Irã

Internacional EUA responde pedido de prisão de Trump pelo Irã: 'Propaganda'

EUA responde pedido de prisão de Trump pelo Irã: 'Propaganda'

Iranianos acusam presidente norte-americano de terrorismo e assassinato pela morte de Qaseim Soleimani; enviado dos EUA ao Irã comentou

Reuters
Enviado dos EUA ao Irã comentou pedido de prisão de Trump

Enviado dos EUA ao Irã comentou pedido de prisão de Trump

Ahmed Yosri / Reuters - 29.6.2020

Um pedido de prisão iraniano contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e outras 35 pessoas pelo assassinato do general Qassem Soleimani é um "golpe de propaganda", disse o enviado norte-americano para o Irã, Brian Hook, em entrevista coletiva na Arábia Saudita nesta segunda-feira (29).

"Nossa avaliação é de que a Interpol não intervém e não emite alertas vermelhos baseados em natureza política", disse Hook ao lado do ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, Adel al-Jubeir, em Riad.

- Acompanhe a cobertura sobre a relação entre Irã e EUA no R7 -

"Esse é de natureza política. Isso não tem nada a ver com segurança nacional, paz internacional ou promoção da estabilidade. É um golpe de propaganda que ninguém leva a sério", afirmou Hook.

O Irã pediu à Interpol ajuda na execução do mandado, informou a agência de notícias Fars.

Os EUA mataram Soleimani, líder da Força Quds da Guarda Revolucionária, com um ataque de drones no Iraque em 3 de janeiro. O governo norte-americano acusou Soleimani de orquestrar ataques de milícias alinhadas ao Irã contra forças norte-americanas na região.

Últimas