Internacional EUA retiram bandeira e fecham consulado em Chengdu, na China

EUA retiram bandeira e fecham consulado em Chengdu, na China

Americanos se retiraram hoje (27) do consulado que teve fechamento foi ordenado por Pequim na sexta-feira passada (24), em meio a tensões

  • Internacional | Da EFE, com R7

Trabalhadora limpa calçada em frente ao Consulado dos EUA em Chengdu, China

Trabalhadora limpa calçada em frente ao Consulado dos EUA em Chengdu, China

Alex Plavevski / EFE-EPA - 27.7.2020

O Consulado Geral dos Estados Unidos na cidade chinesa de Chengdu, no sudoeste da China, baixou a bandeira americana nesta segunda-feira (27), poucas horas antes do término do prazo para seu fechamento ordenado por Pequim na sexta-feira passada (24) em resposta ao fechamento do consulado chinês em Houston (EUA).

A sede da representação norte-americana retirou a bandeira às 18h18, horário local (22h18, horário de Brasília), de acordo com imagens transmitidas pela TV estatal CCTV, pouco antes do horário estabelecido, às 10h de hoje (14h).

O tráfego foi cortado em torno do consulado e a polícia adotou rigorosas medidas de segurança para evitar incidentes, segundo a mídia local.

A rede de TV estatal também mostrou imagens de oficiais dos EUA saindo do consulado durante a noite em meio a um cordão policial.

Guindastes carregando contêineres e caminhões em movimento puderam ser vistos durante a manhã em frente à entrada principal do consulado, enquanto algumas pessoas se reuniram na área para testemunhar o momento, informou o jornal oficial Global Times.

Últimas