Estados Unidos

Internacional EUA retiraram 3,2 mil pessoas do Afeganistão nos últimos dias

EUA retiraram 3,2 mil pessoas do Afeganistão nos últimos dias

Pentágono estima que será possível resgatar de 5 mil a 9 mil cidadãos americanos e colaboradores locais por dia

Agência EFE
EUA e aliados resgatam estrangeiros e colaboradores afegãos pelo aeroporto de Cabul

EUA e aliados resgatam estrangeiros e colaboradores afegãos pelo aeroporto de Cabul

EFE/EPA/LPhot Ben Shread/BRITISH MINISTRY OF DEFENCE

Os Estados Unidos já retiraram 3,2 mil pessoas do Afeganistão nos últimos dias, um número que o governo americano espera aumentar até o fim desta semana, segundo um funcionário do alto escalão da Casa Branca.

As retiradas vêm acontecendo depois que os EUA retomaram nesta segunda-feira (16) os voos militares no aeroporto de Cabul, interrompidos devido ao caos desencadeado nas horas anteriores por centenas de afegãos que invadiram as pistas em uma tentativa desesperada de também embarcarem.

Segundo o funcionário, o número inclui cidadãos, pessoal diplomático e colaboradores afegãos. Somente nesta terça-feira (17), 1,1 mil americanos, residentes permanentes e suas famílias foram retirados a bordo de 13 aeronaves militares. "Agora que estabelecemos esse fluxo, esperamos que esses números aumentem", declarou a fonte.

Com voos militares operando novamente, a intenção do Pentágono é que um avião militar americano deixe o Aeroporto Internacional Hamid Karzai, em Cabul, a cada hora. Dessa maneira, de 5 mil a 9 mil pessoas poderiam ser retiradas por dia.

Até agora, cerca de 2 mil colaboradores afegãos conseguiram ser transferidos para os EUA com um visto especial conhecido como SIV, criado pelo Congresso americano para dar refúgio a estrangeiros que enfrentam ameaças por terem trabalhado para Washington.

Os Talibãs tomaram o controle de Cabul no domingo (15) depois que seus combatentes entraram na capital sem resistência, com quase todas as províncias sob seu controle, e a fuga do até então presidente afegão Ashraf Ghani.

Últimas