Internacional EUA vão retirar tropas do Afeganistão até 11 de setembro

EUA vão retirar tropas do Afeganistão até 11 de setembro

Prazo inicial de retirada total de militares era 1° de maio, segundo acordo feito entre o ex-presidente Donald Trump e o Talibã

Tropas serão retiradas até o dia 11 de setembro

Tropas serão retiradas até o dia 11 de setembro

REUTERS/Tom Brenner

O presidente Joe Biden retirará todas as tropas americanas que ainda estão no Afeganistão antes de 11 de setembro, data do 20º aniversário dos ataques de 2001, encerrando a guerra mais longa dos EUA cerca de cinco meses depois do planejado, informou uma autoridade americana.

"Iniciaremos uma retirada ordenada das forças restantes antes de 1º de maio e planejamos ter retirado todas as tropas americanas do país antes do 20º aniversário do 11 de setembro", disse a repórteres, garantindo que essa partida será "coordenada" e simultânea com a das outras forças da Otan.

Inicialmente, a retirada das tropas dos Estados Unidos do Afeganistão estava programada para acontecer no dia 1° de maio, tendo sido definida em acordo celado entre o Talibã e o ex-presidente norte-americano Donald Trump. 

Em um comunicado no mês passado, o Talibã ameaçou retomar as hostilidades contra as tropas estrangeiras no Afeganistão se elas não cumprissem o prazo acordado com o antecessor de Biden.

Leia mais: França suspende todos os voos com o Brasil 'até novo aviso'

O prazo de 1º de maio já havia começado a parecer cada vez menos provável nas últimas semanas, dada a falta de preparativos para garantir que isso pudesse ser feito de forma segura e responsável. As autoridades americanas também culparam o Talibã por não cumprir os compromissos de reduzir a violência na região.

O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o Secretário de Defesa, Lloyd Austin, devem informar a decisão aos aliados da OTAN em Bruxelas na quarta-feira (14).

Últimas