Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

EUA vigiam barco russo supostamente espião perto do Havaí

Embarcação estaria navegando há semanas próxima da costa americana, algo que não é proibido pelas leis militares do país 

Internacional|

Guarda Costeira disse que é permitida a navegação de navios militares estrangeiros nos EUA
Guarda Costeira disse que é permitida a navegação de navios militares estrangeiros nos EUA Guarda Costeira disse que é permitida a navegação de navios militares estrangeiros nos EUA

A Guarda Costeira dos Estados Unidos seguiu nas últimas semanas os movimentos de uma embarcação que acredita ser um barco espião da Rússia, nas proximidades do Havaí, conforme informaram nesta quinta-feira (19) a imprensa americana.

"A Guarda Costeira está, atualmente, monitorando um barco russo que opera nas proximidades do Havaí", indicou o comandante Dave Milne, responsável de Assuntos Externos da corporação, em comunicado emitido.

A Guarda Costeira relembrou que é permitido que embarcações militares estrangeiras circulem em águas dos EUA, mas, ainda assim, está vigiando os movimentos do barco russo e compartilhando informações atualizadas com o Departamento de Defesa.

Milne disse que agentes da corporação acompanham os movimentos de todos os barcos na região do Pacífico, com "ativos aéreos e na superfície". A Guarda Costeira publicou nas redes sociais um vídeo onde é possível ver o suposto barco espião russo passando por águas próximas ao Havaí no último dia 11.

Publicidade

Em maio do ano passado, as autoridades dos EUA vigiaram outra embarcação russa na mesma região, o que deixou em alerta o Comando do Indopacífico das Forças Armadas americanas.

A tensão entre Washington e Moscou alcançou níveis sem precedentes desde a Guerra Fria, após o início da invasão russa à Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.