Internacional Exército dos EUA começa retirada do aeroporto de Cabul

Exército dos EUA começa retirada do aeroporto de Cabul

Pentágono anunciou início da última etapa de saída do contingente militar norte-americano da capital do Afeganistão

Tropas norte-americanas vigiam o aeroporto de Cabul

Tropas norte-americanas vigiam o aeroporto de Cabul

Marinha dos EUA / Divulgação via Reuters - 28.8.2021

As tropas dos Estados Unidos começaram a sua retirada do aeroporto de Cabul, afirmou o Pentágono neste sábado (28), com a operação de evacuação da capital afegã entrando em seus últimos estágios.

Leia também: Em meio a possíveis ataques, EUA retiram 6.800 pessoas de Cabul

O presidente Joe Biden enviou milhares de tropas ao aeroporto, após o Talibã assumir o controle do Afeganistão no último dia 15, para ajudar a evacuar cidadãos norte-americanos, afegãos em risco e outros estrangeiros desesperados para sair do país.

No pico do destacamento, havia 5.800 tropas norte-americanas protegendo o Aeroporto Internacional Hamid Karzai, onde uma operação de decolagem sem precedentes deve terminar até a próxima terça-feira.

Após uma autoridade dos EUA dizer à Reuters que havia menos de 4.000 tropas restantes no aeroporto, o porta-voz do Pentágono, John Kirby, confirmou a repórteres em uma entrevista coletiva que a retirada havia começado. Ele se recusou a dizer quantos militares restavam.

Autoridades dos EUA disseram que, à medida em que as tropas deixam o local, há preocupação cada vez maior pela ameaça ao aeroporto de militantes do Estado Islâmico-Khorasan (ISIS-K), com foco em ataques com foguetes e veículos-bomba.

Últimas