Internacional França encerra retirada de afegãos nesta 5ª se EUA mantiverem prazo

França encerra retirada de afegãos nesta 5ª se EUA mantiverem prazo

País europeu já recebeu cerca de 120 mil chamadas de pessoas em situação de risco desde que a ponte aérea foi estabelecida

AFP
Refugiados aguardando para serem retirados do Afeganistão como parte da missão francesa "Apagan"

Refugiados aguardando para serem retirados do Afeganistão como parte da missão francesa "Apagan"

Bertrand Guay / AFP - 23.08.2021

A França porá fim às retiradas de afegãos nesta quinta-feira (26), se os Estados Unidos seguirem adiante com seu plano de retirar todas as tropas do país em 31 de agosto, informou o chefe de gabinete da Chancelaria, Nicolas Roche, nesta terça-feira (24).

Leia também: Talibã: 7 pontos importantes para entender o grupo extremista

Se os Estados Unidos confirmarem a retirada total em 31 de agosto, como está previsto, "para nós (...) isso significa que nossa operação termina na quinta-feira à noite. Portanto, temos três dias", afirmou o chefe de gabinete do ministro das Relações Exteriores, Jean-Yves Le Drian.

Depois do retorno dos talibãs ao poder no Afeganistão, a França, assim como outros países, estabeleceu uma ponte aérea para retirar franceses e afegãos em situação de risco. Cerca de 2 mil pessoas foram transferidas desde então.

Segundo a Chancelaria francesa, ainda restam 62 franceses para serem transferidos. As autoridades francesas também estão examinando os pedidos de retirada de um grande número de afegãos.

Leia também: Saiba como o Talibã também é ameaça para Rússia e China

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, disse nesta terça-feira que é necessário "distinguir as urgências, que precisam de uma resposta rápida, das demais".

O Centro de Crise e Apoio (CDCS) do Ministério das Relações Exteriores da França recebeu cerca de 120 mil chamadas desde que a ponte aérea foi estabelecida.

"Entre 90% e 95% das ligações são de afegãos, refugiados na França, preocupados com suas famílias", relatou o Ministério.

Últimas