Internacional Fronteira entre EUA e México soma 1,1 milhão de imigrantes detidos

Fronteira entre EUA e México soma 1,1 milhão de imigrantes detidos

Número de pessoas barradas ao tentar entrar em território norte-americano nos últimos 9 meses é o maior em 10 anos

Agência EFE
Nos últimos 9 meses, mais de 1 milhão de imigrantes foram detidos na fronteira do México com os EUA

Nos últimos 9 meses, mais de 1 milhão de imigrantes foram detidos na fronteira do México com os EUA

Edgard Garrido / Reuters - 30.3.2021

A agência de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos (CBP, na sigla em inglês) informou nesta sexta-feira (16) que 188.829 pessoas indocumentadas foram detidas pelas autoridades americanas na fronteira com o México em junho, totalizando mais de um milhão no atual ano fiscal, que começou em outubro de 2020.

A CBP registrou 1.119.204 imigrantes indocumentados ao longo da fronteira até junho, o maior número em dez anos.

Na última década, o mês de junho com o maior número de detenções foi o de 2019, com 81.777. Naquele ano fiscal, foram registradas 977.593 detenções, 140 mil a menos do que o atual, que só terminará daqui a três meses.

Junho passado reportou um aumento de 4,5% sobre os números do mês anterior, o que havia significado um recorde de mais de duas décadas, apesar das altas temperaturas enfrentadas pelos imigrantes que cruzam a fronteira de maneira irregular.

'Amor não é turismo': brasileiras lutam para rever seus parceiros

"Estamos na temporada mais quente do verão e vemos um alto número de chamadas à CBP por migrantes abandonados em território traiçoeiro por contrabandistas sem qualquer consideração pela vida humana", disse o diretor interino da agência, Troy Miller.

Dos mais de 188 mil migrantes, 103.014 foram imediatamente expulsos com base no Título 42, ordem aprovada pela administração do ex-presidente Donald Trump que permite a deportação de imigrantes e solicitantes de asilo devido à crise sanitária causada pela covid-19.

Dos 1.119.204 detidos até o momento neste ano, 751.844 foram expulsos pelo Título 42, que apenas permite a permanência nos EUA aos menores não acompanhados por um dos pais ou responsável legal e às famílias que viajam com crianças pequenas.

A agência disse que o grande número de expulsões contribuiu para um elevado número de "encontros", uma vez que muitos imigrantes fazem múltiplas tentativas de entrar no país, motivo pelo qual o número total de detenções excede o número de indivíduos que chegam à fronteira.

"Cerca de 34% das detenções em junho de 2021 foram de indivíduos que tentaram atravessar pelo menos uma vez nos 12 meses anteriores. O número de detenções novas e únicas em junho foi de 123.838", acrescentou a CBP.

Os números de junho incluem 15.253 menores que chegaram à fronteira desacompanhados de um dos pais ou outro adulto responsável, o que representa um aumento de 8% em relação a maio.

Os adultos que viajam sozinhos continuam a constituir a maioria dos detidos, mas o número desses migrantes diminuiu em 3% de maio para junho. 

Últimas