Internacional Ganhadores do Nobel receberão prêmio nos países onde vivem

Ganhadores do Nobel receberão prêmio nos países onde vivem

Cerimônia deste ano terá formato reduzido e tradicional jantar será suspenso pelo segundo ano consecutivo devido à pandemia

Agência EFE
Prêmios são entregues anualmente  na data do aniversário da morte do criador da honraria

Prêmios são entregues anualmente na data do aniversário da morte do criador da honraria

Reprodução

A cerimônia de entrega dos Prêmios Nobel deste ano terá um formato reduzido, sem a presença dos ganhadores, que, pelo segundo ano consecutivo, receberão a honraria nos países em que nasceram ou vivem, conforme anunciou nesta quinta-feira (23) a organização do evento.

Além disso, de acordo com a mesma fonte, o tradicional jantar que é oferecido pelas autoridades de Estocolmo, na Suécia, será suspenso novamente, devido a pandemia da covid-19.

A cerimônia, dessa forma, será uma mistura de eventos virtuais e físicos. Os prêmios serão entregues aos vencedores, no entanto, haverá um ato solene, na prefeitura da capital sueca ou no tradicional Konserthus (Sala de Concertos de Estocolmo), em que há expectativa pela possibilidade de presença de público.

"A incerteza sobre o curso da pandemia e as opções de viagem são a razão pela qual os ganhadores deste ano receberão suas medalhas de diplomas em seus países", afirmou Vidar Helgesen, diretor da Fundação Nobel.

O Comitê Nobel norueguês, responsável por conceder o prêmio da Paz, no entanto, mantém aberta a possibilidade de quem ganhá-lo possa viajar para Oslo, onde acontece a entrega. A decisão sobre a questão deve ser tomada em meados de outubro.

Leia também: Nobel para hepatite C e não covid-19 não surpreende médicos

Os prêmios são entregues todos os anos em 10 de dezembro, na data do aniversário da morte do criador da honraria, o magnata sueco Alfred Nobel.

No ano passado, com a proibição de voos para Oslo e Estocolmo, as cerimônias da premiação aconteceram em formato reduzido e totalmente virtual.

Os ganhadores da edição de 2021 do Nobel serão anunciados entre os dias 4 e 11 de outubro, em seis categorias: Medicina ou Fisiologia, Física, Química, Literatura, Paz e Economia.

Últimas