Novo Coronavírus

Internacional Governadora de Tóquio diz que pandemia está melhorando

Governadora de Tóquio diz que pandemia está melhorando

No mês passado, autoridades disseram que cidade poderia ter estado de emergência declarado, mas estão vendo queda no número de novos casos

Reuters
Número de casos em Tóquio estão caindo

Número de casos em Tóquio estão caindo

Dai Kurokawaa / EFE-EPA - 25.5.2020

A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, disse nesta terça-feira (25) que a situação do coronavírus na capital do Japão está melhorando e que ela segue empenhada para que a cidade receba os Jogos Olímpicos no ano que vem.

"Acredito que a situação está muito melhor do que antes", disse Koike em entrevista à Reuters TV. “Faremos o nosso melhor para prevenir infecções por coronavírus aqui no Japão e também para dar as boas-vindas aos atletas de todo o mundo”.

Koike disse no mês passado que Tóquio poderia declarar estado de emergência se a situação do coronavírus piorasse.

Os casos diários ultrapassaram os 400 em meio ao aumento dos testes. Os novos casos apresentaram tendência de queda na semana passada e estavam em 187 em Tóquio nesta terça-feira.

Medidas de contenção

Koike afirmou que Tóquio estabeleceu muitas medidas concretas para combater o contágio, mas a chegada e distribuição da vacina é um "fator essencial" que ainda precisa ser determinado antes que os Jogos possam estar garantidos.

Ex-apresentadora de TV, Koike foi a primeira mulher ministra da Defesa do Japão e a primeira mulher a concorrer, embora sem sucesso, a líder do governista Partido Liberal Democrata.

Por vezes, Koike entrou em confronto com o primeiro-ministro Shinzo Abe sobre como enfrentar a epidemia. Ela pediu aos cidadãos que limitem o contato e o movimento enquanto o governo de Abe promove uma campanha de viagens domésticas com o objetivo de apoiar as economias regionais.

Últimas