Internacional Grande incêndio florestal cresce nos EUA e desaloja população

Grande incêndio florestal cresce nos EUA e desaloja população

Clima seco e temperaturas elevadas complicam controle do fogo, que devasta o estado do Oregon

AFP
Clima seco e temperaturas elevadas complicam os incêndios nos Estados Unidos e Canadá

Clima seco e temperaturas elevadas complicam os incêndios nos Estados Unidos e Canadá

Mathieu Lewis-Rolland/Reuters

Em meio à temperatura elevada e à seca que afetam o oeste dos Estados Unidos e do Canadá, o grande incêndio que devasta o estado do Oregon voltou a crescer neste domingo (18), levando autoridades a ordenar novas retiradas de pessoas dos locais afetados.

O Bootleg, maior dos 80 grandes incêndios ativos nos Estados Unidos, cresceu durante a noite, passando de 1.100 km² a 1.170 km² de áreas atingidas, o equivalente a três vezes o tamanho da metrópole de Detroit, segundo autoridades. As remoções dos locais afetados, que envolvem mais de 2 mil pessoas, continuaram neste domingo.

Imagens de satélite do serviço meteorológico nacional mostram uma coluna de fumaça causada pelo Bootleg no sul do Oregon, até a fronteira com o Canadá, a centenas de quilômetros.

Mas, com o avanço dos bombeiros no lado ocidental do incêndio, a contenção geral do fogo mais do que triplicou, para 22%. Os fortes ventos e as tempestades elétricas generalizadas, no entanto, continuam representando uma ameaça grave.

Fogo também na Califórnia e no Canadá

Bombeiros assinalaram que o incêndio de rápido crescimento na zona turística de Lake Tahoe, Califórnia, foi originado por raios. Chamado Tamarack e avivado pelo vento, o fogo cresceu explosivamente, abrangendo uma área de mais de 80km², e ainda não foi controlado. A população da pequena comunidade vizinha de Markleeville, na fronteira com Nevada, foi retirada do local. 

Quase 20 mil bombeiros e equipes de apoio lutavam para conter os incêndios que atingem os estados do oeste, informou o Centro Nacional Interagencial de Bombeiros. Mais de 10 mil km² de florestas já queimaram neste ano.

No Canadá, bombeiros continuaram trabalhando neste domingo contra dezenas de incêndios, incluindo cerca de 20 novos focos na província de Colúmbia Britânica e outros 15 na de Ontário.

Fogo obrigou pessoas a deixarem suas casas no Oregon, EUA

Fogo obrigou pessoas a deixarem suas casas no Oregon, EUA

US Forest Service/AFP

Últimas