Novo Coronavírus

Internacional Grécia endurece medidas após aumento de casos de covid-19

Grécia endurece medidas após aumento de casos de covid-19

Com 78 novos casos e 3 mortes, os maiores aumentos diários desde o fim do confinamento, em maio, governo anuncia medidas de contenção

  • Internacional | Do R7

Distanciamento social nas praias gregas será mantido em agosto

Distanciamento social nas praias gregas será mantido em agosto

Dimitris Tosidis / EFE - EPA - 17.7.2020

A Grécia anunciou, nesta sexta-feira (31), o endurecimento das medidas para evitar a propagação do novo coronavírus, após registrar 78 novos casos e 3 mortes por covid-19, o maior aumento diário desses números desde o fim do confinamento no país, em 4 de maio.

Leia também: Novos surtos de coronavírus na Espanha suscitam temores de 'segunda onda' na Europa

Ainda que a taxa de contágio na Grécia siga muito abaixo do que vem sendo registrado em outros países europeus, os novos números preocuparam as autoridades locais, que decidiram tornar obrigatório o uso de máscara em todos os espaços públicos fechados durante o mês de agosto.

O subsecretário de Proteção Civil do país, Nikos Jardalias, anunciou durante uma coletiva de imprensa que, durante a primeira quinzena de agosto estarão suspensas as visitas a asilos e casas de repouso para idosos, aos hospitais e aos centros para grupos vulneráveis.

Medidas durante agosto

Além disso, o governo estendeu até 31 de agosto a suspensão de festas e eventos com muitas pessoas, e manteve o distanciamento social nas praias e o confinamento dos acampamentos de refugiados nas ilhas do mar Egeu.

Jardalias também recomendou fortemente o uso de máscaras em espaços abertos quando não for possível manter a distância, algo que poucas pessoas fazem na Grécia desde o fim do confinamento.

Outra medida é o limite para no máximo 100 pessoas em casamentos, batizados e velórios até 15 de agosto.

Nesta sexta, Salonica, a segunda cidade mais importante do país, entrou em alerta após a divulgação de que pelo menos 10 pessoas tiveram testes positivos para o coronavírus após participarem de um casamento com mais de 300 convidados.

Cinco meses após registrar seu primeiro caso de covid-19, a Grécia já teve 4.477 infectados pelo coronavírus e 206 mortes. Dos 78 contágios registrados nas últimas 24 horas, dez pessoas estavam em locais fronteiriços do país e 24 na região da Ática, onde fica a capital, Atenas.

Últimas