Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Greta Thunberg é detida durante manifestação em Londres

Ativista ambiental protestava durante o primeiro dia de um evento que reúne executivos da indústria de petróleo e gás

Internacional|Do R7

Greta Thunberg foi detida nesta terça-feira (17)
Greta Thunberg foi detida nesta terça-feira (17)

A ativista ambiental Greta Thunberg, de 20 anos, foi detida nesta terça-feira (17), em Londres, em uma manifestação durante o primeiro dia de um evento que reúne executivos da indústria de petróleo e gás.

Durante a manhã, centenas de manifestantes bloquearam todas as entradas do hotel onde acontece o Energy Intelligence Forum.

A ativista sueca foi detida no início da tarde por dois agentes e levada para uma viatura.

A polícia inglesa já havia anunciado na rede social X (ex-Twitter) a detenção de cinco manifestantes, que foram acusados de "obstrução" de via pública.


Greta afirmou em uma coletiva de imprensa durante a manhã que "por trás dessas portas fechadas (...) políticos celebram acordos e compromissos com pessoas do lobby do destrutivo setor dos combustíveis fósseis".

Compartilhe esta notícia no WhatsApp


Compartilhe esta notícia no Telegram

Os manifestantes que participaram dos atos carregavam faixas com frases como "Os pesos pesados do petróleo devem pagar", exibidas por militantes do Greenpeace, que escalaram a fachada do hotel onde acontecia o encontro.


"Tenho seis netos. Tenho pesadelos ao pensar no futuro que terão", afirmou Dora Marden, um londrina aposentada de 75 anos.

Leia também

Para a ONG Fossil Free London, que organizou o protesto, "a grande maioria" dos lucros recordes registrados pelas empresas desse setor no ano passado "é diretamente reinvestida na expansão das energias fósseis, e não na energia verde que afirmam pretender apoiar".

Nesse âmbito, o presidente da empresa saudita Aramco, Amin Nasser, voltou a reforçar nesta terça-feira, no início da conferência, que são necessários "novos investimentos" em hidrocarbonetos para compensar o declínio dos campos petrolíferos envelhecidos.

Os ativistas também denunciaram a escolha de Sultan al-Jaber, CEO da empresa nacional de petróleo dos Emirados Árabes Unidos, como presidente da COP28, a conferência anual das Nações Unidas (ONU) sobre o clima, que acontecerá em Dubai entre os dias 30 de novembro a 12 de dezembro.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.