Internacional Huawei não será impedida de investir na França, diz ministro

Huawei não será impedida de investir na França, diz ministro

Reino Unido baniu companhia chinesa, mas franceses não vão barrar rede 5G. Ministro também criticou discriminação no país asiático contra muçulmanos

Reuters
Huawei poderá funcionar na França, diz ministro

Huawei poderá funcionar na França, diz ministro

Tyrone Siu/Reuters - 25.03.2019

O ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire, disse nesta terça-feira (21) que o governo não vai impedir o grupo chinês Huawei de investir no país, diferente da decisão do Reino Unido, que impediu a gigante de telecomunicações de fornecer equipamentos para a rede 5G até 2027.

Le Maire afirmou à rádio France Info "não vamos impedir a Huawei de investir em 5G, vamos proteger nossos interesses de segurança nacional". Ele acrescentou que apresentou a posição da França a autoridades chinesas na segunda-feira.

Discriminação na China

Apesar disso, Le Maire condenou atos da China contra a minoria muçulmana do país, afirmando que são "revoltantes e inaceitáveis".

Especialistas das Nações Unidas e ativistas afirmam que pelo menos 1 milhão de uigures étnicos e outros muçulmanos estão sendo mantidos em centros de detenção em Xinjiang. A China afirma que eles são centros de treinamento que ajudam a reduzir terrorismo e extremismo e que dão às pessoas novas habilidades.

Últimas