Incêndio deixa oito mortos e dezenas de feridos em Portugal

Fogo teve início devido a uma explosão. Pelo menos 35 foram socorridos

Um incêndio deixou oito mortos e dezenas de feridos em uma associação recreativa em Nova Rainha, comarca de Tondela, região norte de Portugal, na noite deste sábado (13). 

Segundo informações publicadas pelo site do jornal português "Diário de Notícias", o incêndio começou devido à explosão de uma caldeira, às 20h51 (18h51, no horário de Brasília), e foi controlado uma hora depois.  

O prédio possui vários andares, e dezenas de pessoas participavam de um jantar que ocorria no local. De acordo com o relato de um sobrevivente a outro jornal português, o "Público", muitas delas assistiam pela TV ao jogo de futebol entre os times Sporting de Braga e Benfica, quando ocorreu a explosão. Em pânico, todos fugiram para a porta do andar térreo, mas não conseguiram abri-la devido ao tumulto. A porta só foi aberta ao ser puxada por um jipe, com auxílio de cordas.  

Até o momento, ainda de acordo com o "Diário de Notícias", há 35 feridos, seis deles em estado grave.

Em uma mensagem publicada durante a madrugada em seu site oficial, o governo de Portugal apresentou condolências aos familiares e amigos das vítimas. Ainda segundo a nota oficial, "todos os meios necessários foram imediatamente disponibilizados e acionados" para socorrer as vítimas, inclusive equipes de apoio psicológico.  O texto também informa que neste domingo (14), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, irá ao local do incêndio.