Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Indefinição na esquerda pode levar Espanha a ter nova eleição

Partido Socialista não consegue fechar coalizão com o Unidas Podemos e a situação pode obrigar o país a realizar uma nova votação em novembro

Internacional|

O socialista Sanchez (e) e Iglesias, do Podemos, não conseguem formar governo
O socialista Sanchez (e) e Iglesias, do Podemos, não conseguem formar governo O socialista Sanchez (e) e Iglesias, do Podemos, não conseguem formar governo

O partido espanhol de extrema-esquerda Unidas Podemos recusou a mais recente proposta de acordo dos socialistas para formar um governo nesta terça-feira (3), aumentando ainda mais a probabilidade de que novas eleições sejam realizadas em novembro após o último pleito inconclusivo de abril. 

Os dois partidos têm divergido seguidamente enquanto os socialistas tentam formar um governo, mas o tempo está acabando: se um novo governo não estiver formado até 23 de setembro, uma nova eleição será realizada no dia 10 de novembro. 

O líder socialista Pedro Sánchez, que é o primeiro-ministro interino desde que seu partido venceu as eleições de abril sem os números suficientes para governar sem o apoio de outros partidos, fez uma nova proposta nesta terça-feira. 

Embora ele tenha descartado formar uma coalizão com o Podemos por conta das muitas discordâncias, Sánchez disse que os dois partidos poderiam concordar em diretrizes, mas sem cargos de gabinete para o Podemos. 

Continua após a publicidade

Leia também

"Não há motivo para sermos inimigos", disse Sánchez a membros do partido, sindicatos e ONGs em um discurso, acrescentando que "é possível ser leal aos aliados como sempre fomos no passado". 

O Podemos já apoiou o governo socialista anterior no ano passado sem que fizesse parte dele. 

Continua após a publicidade

Entretanto, o líder do Podemos, Pablo Iglesias, disse que um governo de coalizão seria a única opção no momento. 

"A política não pode ser baseada na confiança, mas em garantias. Um governo de coalizão é a única garantia para conduzir as políticas que podem mudar as vidas das pessoas", tuitou Iglesias.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.