Saneamento básico

Internacional Indiana 'processa' pai por quebrar promessa de construir banheiro

Indiana 'processa' pai por quebrar promessa de construir banheiro

A garota de 7 anos escreveu uma carta pedindo para que os policiais prendessem seu pai por 'traição'. 'Você pode me dar um banheiro?'

  • Internacional | Carolina Vilela, do R7* com agências internacionais

Quase 500 milhões de indianos fazem suas necessidades ao ar livre, segundo Unicef

Quase 500 milhões de indianos fazem suas necessidades ao ar livre, segundo Unicef

Anushree Fadnavis/Reuters - 21.11.2018

Uma menina indiana, Hanifa Zaara, 7, foi à polícia pedir que seu pai fosse preso por ter quebrado promessa de construir um banheiro pra ela.

As informações são do serviço britânico de notícias BBC News.

A garotinha, que mora com a família na cidade de Ambur, na província de Tamil Nadu, fez uma carta de "denúncia" para a polícia onde disse que seu pai a havia "traído" e deveria ser preso por isso.

Hanifa ainda explicou que o motivo de ter pedido para que o pai construísse um banheiro na casa era que ela se sentia envergonhada de ter que sair de casa para fazer suas necessidades.

"Eu tinha vergonha de sair e me senti mal quando as pessoas olharam para mim", disse Hanifa à BBC

'Ela parou de falar comigo', contou o pai

Na carta, a menina acrescentou que fez o pedido ao pai quando estava no berçário e pediu aos policiais que, caso ele não fosse preso, ela gostaria que eles assinassem uma carta dizendo quando ele iria levá-la ao banheiro sempre que ela quisesse.

"Eu estou na segunda série agora e ele ainda está dizendo que vai fazer isso. Esta é uma forma de traição, então, por favor, prenda ele"

O pai de Hanifa, Ehsanullah, afirmou em entrevista para a BBC começou a construir o banheiro mas, por estar desempregado, não tem dinheiro suficiente para terminar a obra. "Ela parou de falar comigo porque eu não consegui cumprir minha promessa."

Segundo a publicação da BBC, mesmo com o pai desempregado, Hanifa não "aliviou" a situação para os policiais. 

A policial Valarmathi afirmou em entrevista para a rede, que Hanifa chegou na delegacia com uma sacola cheia de troféus e méritos, os colocou na mesa e perguntou "você pode me dar um banheiro?"

Por conta da carta, uma autoridade de Ambur afirmou que serão organizadas aulas nas escolas para encorajar as crianças a pedirem aos pais por banheiros em casa, assim como Hanifa. 

O governo indiano também estabeleceu uma meta de dar um banheiro para cada casa até 2019, meta que recebeu resistência de alguns indianos. 

Herança de castas 

O saneamento básico é um problema crucial na Índia. Falta água encanada e sistema de esgotos para atender grande parte da população.

De acordo com a Unicef, quase 500 milhões de indianos fazem suas necessidades a céu aberto e, segundo a BBC, o que motivou Hanifa a fazer o pedido ao pai foi ter aprendido na escola os problemas de saúde que podem ser causados pelo ato, além da vergonha.

Um estudo recente descobriu que o motivo de muitos indianos manter essa tradição é porque não quererem limpar os banheiro ou viver perto de um — ato que foi "enraizado nas forças sociais de casta e intocabilidade", uma vez que durante décadas, limpar o lixo humano era uma tarefa de pessoas de comunidades de baixa casta.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Cristina Charão

Últimas