Internacional Indonésia suspende alerta de tsunami após terremoto

Indonésia suspende alerta de tsunami após terremoto

Serviço sismológico indonésio havia advertido que tsunami poderia gerar ondas de até três metros em regiões das ilhas de Java, Sumatra e Panaitan

Indonésia suspende alerta de tsunami após terremoto de 6,8 graus

Terremoto atingiu ilhas da Indonésia nesta 6ª-feira (2)

Terremoto atingiu ilhas da Indonésia nesta 6ª-feira (2)

USGS/EPA - EFE - 2.8.2019

As autoridades da Indonésia suspenderam o alerta de tsunami ativado depois de um terremoto de 6,8 graus de magnitude que sacudiu o mar no sul do estreito que separa as ilhas de Java e Sumatra, as mais povoadas do arquipélago, nesta sexta-feira (2) .

O serviço sismológico indonésio, BMKG, chegou a advertir que o possível tsunami poderia produzir ondas de até três metros de altura em várias regiões das ilhas de Java, Sumatra e Panaitan, razão pela qual pediu à população desses lugares que se transferissem a áreas elevadas.

Cerca de duas horas mais tarde e sem que se registrasse a chegada das ondas, as autoridades confirmaram então a suspensão do alerta.

A Cruz Vermelha da Indonésia e outras autoridades participaram da evacuação de pontos do litoral expostos ao potencial tsunami e o terremoto provocou cenas de pânico na capital Jacarta, 250 quilômetros ao nordeste do hipocentro e que não estava incluída entre as áreas de risco de tsunami.

Imagens de emissoras de televisão mostraram pequenos danos em edifícios em várias cidades da província de Banten, em Java, enquanto ainda não há relato de mortos ou feridos.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que registra a atividade sísmica no mundo todo, localizou o epicentro do terremoto 90 quilômetros ao sudoeste de Banten e a 42 quilômetros de profundidade, enquanto o BMKG calibrou a magnitude do terremoto em uma magnitude de 7,4 graus.

A Indonésia está sobre o chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma região de grande atividade sísmica e vulcânica com 127 vulcões ativos na qual a cada ano são registrados cerca de 7.000 terremotos, a maioria de intensidade moderada.

Em setembro do ano passado, um terremoto de 7,5 graus sacudiu a ilha de Célebes e originou um tsunami que deixou mais de 2.000 mortos e 200.000 deslocados nas cidades de Palu e Donggala.